PROJETO COPA 2014

Apresentação: 

Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Justificativa: 

Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde será a sede: Brasil, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas.

Objetivo Geral

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Objetivos Específicos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar alguns países e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Temas Transversais

Ética e cidadania:
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias. - Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema social.

Meio ambiente: 
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural:
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.




Fazer abertura oficial do projeto, com cartaz e um programa especial.

Alunos representando o Brasil, e os outros países( Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Japão e África do Sul) desfilaram com roupas típicas e executaram apresentações de cada país. Os professores da escola escolheram países participantes da Copa do Mundo de 2014 e trabalharam, em sala de aula, temas relacionados a sua cultura, geografia, história, entre outros. A dança e o teatro terão participação especial nas apresentações, com coreografias de cada equipe.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística:

- Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa
- Fantasias,, faixas, cartazes...O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
-Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
- Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
- Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
- Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
- Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos
- Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física:
A Educação Física faz ligação direta com o torneio.                                                                                       
  - Explicar para o aluno  regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
- Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio intercalasses.
- Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
- Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
- Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
- Organizar um jogo de futebol
- Explicar as regras do futebol e a função de cada jogador
- Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme).
- Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português:
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança.

- O Hino Nacional
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

- Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
- Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
- Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
- Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa
- Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
- Livros de literatura infantil (a verificar); sobre futebol
- Entendimento e ilustração;
- Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
- Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
- Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
- Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática:
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
- Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
- Identificação de formas geométricas no campo
- Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
- Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio
- Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
- Criar problemas com dados de outras copas.
- Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
- Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
- Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
- Os reservas da seleção (função)
- Agenda da copa
- Análise do placar dos jogos do Brasil
- O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
- Liga pontos.

História e Geografia:

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
- Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do Brasil e os estados que sediaram os jogos, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
- Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
- Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
- A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
- Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
- História das Copas
- No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
- Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
- Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
- Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando pó que ele não se mantém vivo em outros momentos.
- Sede da Copa
- Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
- Localização no mapa da sede da Copa
- Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
- A Bandeira Brasileira
- As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
- As bandeiras dos demais países

- Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
- Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
- O respeito às demais seleções
- Reforçar o espírito patriótico
- Retrospectiva das Copas

Ciências:
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
- Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. ( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
- Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
- Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
- A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
- O exame antidoping; Campanha antidrogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames antidoping obteve resultados negativos)
- O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
- Os valores nutricionais de alguns alimentos;
- Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
- Montar com as crianças um cardápio
- Cuidados com os fogos e balões.
Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
- Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções
- Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
- Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1ª Atividade
Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?
Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).
Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).

2ª Atividade
Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos "O que é futebol?" Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Material: Cartolina, Data show.

3ª Atividade
Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Africa do Sul e o Brasil. Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).

Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco). 
4ª Atividade
Conhecendo um pouco da cultura do nosso Brasil e de outras nações, como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.
Material: Data show.

5ª Atividade
Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas do brasil e dos outros países, o que  herdamos.

6ª Atividade
Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo. Ou outro material reciclado que se julga necessário.
Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.

7ª Atividade
Confecção de jogadores (fantoches) de diferentes países. Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, ou outro material. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.
Material: Papel cartão branco (20), guache

8ª Atividade
Reprodução da obra "Futebol" de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil.

9ª Atividade
Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.
Material: Pesquisa dos pais.

10ª Atividade
Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países do grupo do Brasil.
Material:

11ª Atividade
Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.
Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

12ª Atividade
Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.
Material: Opções de mascotes.

13º Atividade
Jogo de botão com os alunos (confecção do jogo com tampinhas de garrafa).Campeonato de jogo de botão.


14º Atividade
Música & futebol (1º ao 5º ano)
Ensine para as crianças uma canção tradicional usada pelas torcidas.

PROJETO HORTA

UNIDADE: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
TEMA: As Plantas
ÁREAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E ARTES.
SÉRIES: MATERNAL AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
JUSTIFICATIVA:
Através deste projeto, será possível aos alunos, um melhor aprofundamento do conteúdo a ser trabalhado através de pesquisas, discussões em sala de aula, confecção de cartazes, onde os alunos perceberão a importância das plantas para a vida dos seres humanos, suas partes, suas utilidades e muitas outras curiosidades.
OBJETIVOS DO PROJETO:
Levar o aluno a:
·         Reconhecer a importância das plantas para a vida dos seres humanos;
·         Identificar as plantas em seus diversos ambientes, suas diversas utilidades;
·         Apresentar tudo o que foi estudado durante o processo de criação dos trabalhos.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO:
·         Hora da conversa;
·         Apreciação de músicas e histórias;
·         Confecção de cartazes;
·         Registro de desenhos através do seu entendimento;
·         Registro fotográfico das atividades;
·         Confecção de plantas com materiais reciclados.
·         Plantação de frutas, verduras, legumes e flores que serão expostos durante a culminância do projeto.
RECURSOS UTILIZADOS
·         Livros de histórias; CD de músicas; cartazes; DVD; internet; materiais recicláveis; mudas; sementes; terra; água; pazinhas.

DURAÇÃO:

AVALIAÇÃO:
Durante o desenvolvimento deste projeto, será avaliado como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação à importância das plantas para os seres humanos.
CULMINÂNCIA:
Os trabalhos serão expostos na área externa da escola, com a visitação dos pais, familiares e moradores próximos da comunidade escolar, no intuito de mostrar o trabalho realizado pelos alunos. Toda a exposição poderá ser montada em forma de uma feira livre, com barracas e tendas. Todas as mudas, frutas e legumes que serão plantadas e colhidas pelos alunos coma a ajuda de seus respectivos professores, poderão ser vendidos durante o evento, conseguindo assim, levantar fundos para futuros benefícios da própria escola.
SEPARAÇÃO DOS TEMAS POR TURMA:
MATERNAL: Pomar – Árvores frutíferas                      
JARDIM I: Jardim                                               
JARDIM II: Horta – Verduras e legumes                     
1º ANO: Plantas ornamentais                              
2º ANO: Reflorestamento                                    
3º ANO: Plantas medicinais                                             
4º ANO: Desmatamento                                       
5º ANO: Plantas ameaçadas de extinção        






   

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - RECICLAGEM

Reciclagem
reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento dmateriais beneficiados como matéria-prima para um novo produto
Cores dos cestos de separação para reciclagem
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:1
·         Azulpapel/papelão
·         Vermelhoplástico
·         Verdevidro
·         Amarelo: metal
·         Preto: madeira
·         Laranja: resíduos perigosos
·         Branco: lixo hospitalar
·         Roxo: resíduos radioativos
·         Marrom: resíduos orgânicos (restos de comida)
·         Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.
·         Em Portugal, os recipientes de resíduos para reciclagem dividem-se em:
·         Azul (papelão): papel e cartão
·         Verde (vidrão): frascos, boiões e garrafas de vidro
·         Amarelo: embalagens de metal e de plástico (e de cartão, para bebidas)
·         Vermelhopilhas e baterias
Vantagens da reciclagem
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao soloar e água, entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.
O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.
No Brasil, em setembro de 2007, as prefeituras de sete cidades forneciam serviço de coleta seletiva a 100% das residências. Esses municípios eram: Curitiba (PR),Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP) e Goiânia (GO).
Segundo um levantamento realizado em 2010 pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), naquele ano 443 municípios brasileiros tinham programas de coleta seletiva , o que representava 8% dos municípios, com concentração principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país (86%). Este serviço de coleta atendia 12% da população brasileira.
A regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem no Brasil teve um importante avanço no segundo semestre de 2010, quando foram sancionados a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto nº 7.404, que regulamentou a Lei nº 12.305, criando o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa.
Estas novas políticas vieram, entre outras ações, regulamentar a atividade das cooperativas de trabalhadores do setor de coleta seletiva e traçar as diretrizes a serem seguidas pelas esferas de governo para implementar os serviços de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.
Tipos de reciclagem
·         Reciclagem de aço
·         Reciclagem de alumínio
·         Reciclagem de baterias
·         Reciclagem de borracha
·         Reciclagem de computadores
·         Reciclagem de entulho
·         Reciclagem de madeira
·         Reciclagem de metal
·         Reciclagem de papel
·         Reciclagem de plástico eembalagens
·         Reciclagem de vidro
Referências
1.     Resolução do CONAMA No 275 de 25 de abril 2001 http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res01/res27501.html
2.    Ir para cima Lucília Garcez e Cristina Garcez. Lixo, coleção Planeta Saudável. [S.l.]: Callis Editora Ltd, 2010. ISBN 9788574164267
3.    Ir para cima O manual da reciclagem. Revista Veja_Planeta Sustentável (5/09/2007).
5.    Ir para cima Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.. Casa Civil da Presidência da República do Brasil.
6.    Ir para cima Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010.. Casa Civil da Presidência da República.

IDEIAS DE RECICLAGEM FÁCIL










LINGUAGEM VOGAL I

Olá queridos e queridas. 📚Hora de estudar vogal i Faça um levantamento de várias palavras que começam com a vogal i. ⭐ Em seguida, a...