FESTA DE ENCERRAMENTO DO MEIO DO ANO

Projeto Meio Ambiente – Festa de Encerramento
APRESENTADORES:
ü  FANTOCHES:
ESFARRAPADO
BRIGUELO
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
ESFARRAPADO:Noite Briguelo!
BRIGUELO:Noite esfarrapado!
ESFARRAPADO:Tu já viu quanta gente boa reunida aqui hoje sô?
BRIGUELO:E apóis cumpade! É prumode da noite dos amigos do planeta terra!
ESFARRAPADO:E num é?! A criançada ta toda animada ali atrás...pra falar presse povão sobre como ser amigo da natureza!
BRIGUELO:Ocê falando assim, me alembrô de um coro falado dum escrito chamado Frances Rodrigues Pinto.
ESFARRAPADO:Noooooooooossa sô!!!!! Eu conheço... diz assim: A nossa natureza é uma beleza. Temos que preservá-la para sempre tê-la.
BRIGUELO:As árvori com seu balançar me fazem lembrar das música que hei de dançar.
ESFARRAPADO:Os rios, lagos, e mares não podemos sujar, e nem os nossos ares, como vamos respirar?
Os 2: se não tomarmos cuidado onde vamos parar? Da natureza temos de cuidar para tudo bonito ficar.
BRIGUELO: Que lindo minha genti, mais lindo ainda é a turminha que vem vindo lá!
ESFARRAPADO:Com ocês, os amigos dos animais!
ü  CENA 1: OS AMIGOS ANIMAIS
MATERNAL E JARDIM 1
Deus fez todos os animais.
Cada um deles com seu jeito de falar
Eles são nossos amigos
Eles são bomzinhos
Tão bonitinhos
E adoram brincar e cantar
E nós nesta noite
Vamos ensinar
Como cantar
Na língua dos animais.
MÚSICA: ORQUESTRA DOS ANIMAIS (MARA MARAVILHA)
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
ESFARRAPADO: O briguelo, foi lindo d+! eles arrasarão!
BRIGUELO:Sim mesmo!
ESFARRAPADO: Mas briguelo, to com um sede!
BRIGUELO:Eeeeee, lá vem tu de novo!tu já tomo 3 butija dágua num faz nem 1 h direito!
ESFARRAPADO: E daí? Tem que beber água! Água emagresse.
BRIGUELO:Você e suas invenções...
ESFARRAPADO: Mas me diz um treco ai: Sê sabe como a água dos rios chega até em casa?
BRIGUELO:Sei, eu vi uma aula lá no beterzim explicando isso...
ESFARRAPADO: Pêra que eu sarvêi no meu pendrive...vô butá procê aqui no meu péptop... fica zoiando ai!
BRIGUELO:Pendrive? Ta chique bein?!
ESFARRAPADO: Repara! Ela explico mais zomenos assim: as água do rio chega em nóis pelos canos...eles tiram dos rio por máquinas que eles chamam de...de...como é o nome do santo mermo?ah, bombas! Vai por uns canos grosso pra danar até a estação de tratamentu... só fica limpa quando misturada com uns produto lá... ai tem mais uns trem lá que eu não lembro...  depois outros que sabe Deus quem... e ai chega a nóis. Entendeu?
BRIGUELO:Quase isso! Se num fosse pelo...uns trem lá... e outros que só Deus sabe...eu entendi.
ESFARRAPADO: Mai ta! Dexi de recramar...me alembrei d+ da conta!
BRIGUELO:Bom, o que importa é saber que elas são importante pra nós!
ESFARRAPADO: Isso é verdade...eita, alembrei de algo importante... esqueci a torneira da banheira ligada pro meu banho do relaxamento...vou lá desligar.
BRIGUELO:Ta, ta, ta seu metido...enquanto CE vai, o jardim 2 me mostra porque mermu que a água e o rio são importantes...
ü  CENA 2: O AMIGO RIO
JARDIM 2
PERSONAGENS: Naturela, Natureza, Rio, Peixe, Sol, Árvore, Papagaio, Jogadores de lixo.
Papagaio:  Naturela é uma menina muito curiosa, e interessada nas coisas da natureza. Gosta de conversar com a natureza. Naturela vem ai. Naturela vem ai, naturela, Naturela?
Naturela:  Trá lá lá lá lá... olá amigos.
Natureza: Imaginem vocês que minha avó contou uma história sobre o nosso rio. Ela disse que as águas do rio estão sem vida. Mas, para mim quem tem vida é gente e os animais. Amigo rio, conta pra mim, como foi que você nasceu?
Rio:  Muito simples. Quando chove, a água penetra na terra através de seus buraquinhos formando uma camada de água. Essa camada vai aumentando cada vez mais e começa a escorrer. Encontra-se com outras águas formando um rio. Assim eu nasci!
Naturela: Que interessante! E pra que serve tanta água?
Rio:  A água é muito importante. Ela ajuda o homem. Abastece as casas, mata a sede, proporciona atividade de lazer, molha as plantas, fabrica energia. A água significa vida. Nos dá alimento. É tão importante quanto o sangue que corre em nossas veias!
Papagaio:  Tá vendo! Cuide da água, cuide da água! A água é muito importante para nossa vida. A água é importante!
MÚSICA: CHUÁ CHUÁ OU PLIC PLOC (COLEÇÃO INFANTIL BETELZINHO)
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
BRIGUELO: Plantei uma sementinha no canteiro do Senhor, nasceu um botãozinho do botão virou uma flor. Rega, rega jardineiro não deixar essa flor muchar...esta flor linda e cheirosa, pra Jesus eu quero dar.
ESFARRAPADO:Que linda música briguelo! Bem novinha também neh?!
BRIGUELO:Hum, é antiga sim,mãe cantava preu dormir... SE num fosse pela terra, a sementinha num tinha como virar flor...
ESFARRAPADO:É a terra é show de bola nessas horas... adoro cheiro de terra moiada pela chuva...
BRIGUELO:E num é! E o cheiro das fruta? Nossa mãe...deu uma fomi braba!
ESFARRAPADO:Vamu comer, aproveitar que outra truma vem falar disso!
ü  CENA 3: A TERRA E A AMIGA ÁRVORE
1º ANO E 2º ANO B
PERSONAGENS: João, Maria, Natural, Arvorela
Natural: Olá pessoal, como vão?
João: Vamos muito bem Natural!
Arvorela: Eu estou mais ou menos.
Maria: Por que Arvorela, você está mais ou menos?
Arvorela: porque mamãe me disse que as árvores estão sofrendo muito!
TODOS: como assim?
Arvorela: Assim! Mamãe disse que antigamente as árvores viviam muitos e muitos anos, mas que hoje em dia elas estão vivendo pouco. As pessoas estão matando minhas amigas e nem colocam outras mudas no lugar.
João: As árvores são muito importante!
Maria: ué! Sempre ouvi que as árvores são importante para nós, mas nunca entendi o porque!!!!
Arvorela: eu e minhas irmãs controlamos o ciclo da água. E, quando formamos uma floresta, podemos fazer reservas de água debaixo da terra.
Maria: Então é por isso que não devemos cortar as árvores?
Arvorela: Isso mesmo e devemos sempre plantar outra árvore no lugar daquela que foi cortada.
João: agora sim entendi por que você está triste!
Natural: Quando o homem corta as árvores sem um controle, produz desequilíbrio no ciclo do meio ambiente. E essas pessoas nem plantam outras no lugar.
( o sonoplastia – barulho do vento, raio, chuvas...)
Natural: Adeus amigos, vou-me embora, vai chover. Tchau!
Todos: tchal(se despedem e saem.
MÚSICA: SEMEADOR (ALINE BARROS OU MARA MARAVILHA)
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
ESFARRAPADO:EITA, trem bão sô! E o cheirim do bolo lá fora tão um estrago!
BRIGUELO:Ieu quase num senti...com tanta fumassa no meu nariz... esse povim num tem oque fazer...
ESFARRAPADO:E apôis... nem sabe eles que isso faz um mal danado pro mundo e pra nóis...
BRIGUELO:Eles tão acabando cor o ar que repiramu.
ESFARRAPADO:E apôis! O ar é tão importante!
BRIGUELO:Para respirar, pra secar a roupa, para diminuir o calor...
ESFARRAPADO:É.... queria ser um pássaru... pra sentir o ventu...ouvir que som tem ovento...
BRIGUELO:Seria bão...mas pra voá tem avião! E ar não tem som!dÂ!
ESFARRAPADO:Tem não é? Escuta só o poema chamado: assobio do vento!
ü  CENA 4: O AR QUE RESPIRAMOS
2º ANO A E 3º ANO
POEMA: ASSOBIO DO VENTO
Sopra o vento na colina
No meio das arvores a assoviar!
Fogem os pássaros assustados,
Do que não podem enfrentar.
Se aquietem passarinhos,
Que logo tudo vai passar.
Com a chuva dos céus,
A tormenta vai se acalmar!
Sai o sol a brilhar,
Aquecendo tudo outra vez.
E assim nossa bela natureza
Que a todos sempre vai ajudar.

MÚSICA:
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
BRIGUELO: SEU PLÁSTICO VELHO!
ESFARRAPADO:SUA LATA ENFERRUJADA! ME DÁ MEU BOLO!
BRIGUELO:DO NÃO, VACILOU DANÇOU SEU LIXO!
ESFARRAPADO:AI BRIGUELO, você me maguou agora! Buááááá...
BRIGUELO: ah esfarrapado, perdoe...eu só cortei o fim...
ESFARRAPADO:E qual é?
BRIGUELO: lixo reciclado!
ESFARRAPADO:Hum...axo bom mermu. Você também é reciclado!
BRIGUELO: sim com muito orgulho! É necessário a transformação de papeis velho em novos, latas velhas em novas, plástico rasgado em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas. E pra haver essa reciclagem, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do lixo torna as cidades limpas e maravilhosas. Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.
ESFARRAPADO:Oxi, até parece que dá pra separa isso tudo depois de amufambado nu saco de lixo!
BRIGUELO:Amufa o que?
ESFARRAPADO:Amufambado, aborratado, entuiado...
BRIGUELO:Ah tah, entendi...é tem muita gente que não separa o lixo antes de “amufambar” tudo nos saco plásticos...na verdade a separação é antes de jogar no lixo.
ESFARRAPADO:A mãe de quem?
 BRIGUELO:Assim oh! Hoje já existe a coleta seletiva! São lixeiras com cores que ajudam a separar o lixo na hora de jogar...
ESFARRAPADO:Já sei até que cor eles usaram pra colocar os papeu cum as coisa podi... kkkkkk
BRIGUELO:Deixe de bregaria esfarrapado! É assim}! O azul é para jogar papel, sacos plásticos, caixas de papelão e coisas parecidas... o amarelo pinhas de garrafa...coisas de metal; o verde é pra vidros, garrafas, litros... e o vermelho é pra embalagnes plásticas, sacos, tamas e canudos, potes de margarina...
ESFARRAPADO:Hum agora entendi!
BRIGUELO: o 5º ano vai falar da ecolândia, a cidade lixo!
ü  CENA 5: ECOLÂNDIA
4º ANO
NARRADOR: Certo dia um jornalista todo entusiasmado foi visitar uma aldeia «A Lixeira».
Aquela aldeia era habitada por enormes quantidades de lixo e poucas pessoas.
Havia poucas pessoas, porque aquela aldeia era muito poluída e as pessoas iam-se embora por causa deste fato.
O jornalista decidiu entrevistar os Ecopontos que estavam muito tristes.

JORNALISTA - O que se passa?
PLATICÃO: Só vejo lixo por todo o lado e maus cheiros.
- Olha, sabe as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de separar o lixo e colocá-lo dentro de nós. - Respondeu muito aflito.
PAPELÃO: Eu cá estou muito desiludido com este comportamento que nos entristece muito.
VIDRÃO: Era muito bom que as pessoas mudassem de comportamento. – Disse mais motivado, mas também muito zangado.
NARRADOR: O pilhão ao ouvir tantas lamentações também fez a sua:
PILHÃO: Eu que estou habituado a ouvir música, só com uma magia é que isto resultava.
NARRADOR: Passado uma hora, para seu espanto apareceu um pastor com uma flauta que tocava uma bela melodia que enfeitiçava toda a gente.

MÚSICA:
A partir desse dia, todas as pessoas mudaram completamente o seu comportamento. As ruas estavam limpas e principalmente os Ecopontos estavam cheios e agora estavam muito felizes.
Tudo mudou e até o nome da aldeia mereceu uma modificação. O nome da aldeia passou a chamar-se «Ecolândia».
O jornalista ficou tão surpreendido com aquela mudança que decidiu fazer outra entrevista aos Ecopontos.

JORNALISTA: - Então amigos como se sentem?
Todos em coro responderam:
TODOS: Muito bem, obrigado! Agora estamos muito satisfeitos.

NARRADOR: Depois disto tudo, o pastor tornou-se uma pessoa muito respeitada por toda a aldeia.
A aldeia ficou a ser habitada por muita gente e todos viveram felizes.
Também a aldeia ficou muito famosa, em todo o mundo, por causa da sua grande mudança.
MÚSICA:
ü  CENA 6: TERRA FONTE DA VIDA
5º ANO
ENTRA O PALHACINHO E DIZ:
Boa tarde, pessoal! Eu sou o palhaço PIM-PIM-PIM! Sou filho do palhaço gargalhada e da palhacinha alegria, tenho 3 irmãos e moro nesse bolão que é o planeta Terra. Quando eu nasci, meu primeiro documento foi a certidão de nascimento. Nela estão os nomes dos meus avós maternos e paternos, o nome da cidade onde nasci e a hora do meu nascimento. Meu pai me disse que, depois da Certidão de Nascimento, a Carteira de identidade é o documento mais importante que possuímos. Na carteira de identidade é que fica registrada a nossa impressão digital. Vocês sabem o que é impressão digital? Ah! Muito bem! A impressão digital é a marca do nosso polegar. Não existe ninguém no mundo que possuía impressões digitais iguais às de outro. Somos seres únicos! É tão bom saber das coisas! Gosto muito de estudar! Quem gosta de ciências? E de geografia? Ou de história? Eu também gosto. Na escola estudo sobre a terra. Veja o que aprendi!
Terra: Eu gosto de fazer o movimento de translação. Rodar...rodar ao redor do sol. Fiquei até tonta. Que demora! Um ano! 365 dias e 6 horas!
(entram as crianças caracterizadas para formar as estações do ano)
TODAS: Nós somos as estações do ano, existimos por causa do movimento da terra ao redor do sol. Este movimento é chamado de translação.
VERÃO: Eu sou o verão, tenho início no mês de dezembro, e sou marcado pelo sol sempre presente e forte, vento fresco e muito calor.
OUTONO: Já eu sou o outono, e venho preparando as pessoas para o inverno. Sou um pouco frio, e faço as folhas das árvores caírem.
INVERNO: sou frio constante,e muita chuva, em alguns lugares faço chover neve ou granizo. Não há muitas plantas na minha estação, e o céu vive nublado.
PRIMAVERA: Eu sou meiga e delicada, lembro muito o amor, deixo o mundo muito colorido, pois é na minha estação que as árvores se enchem de folhas, flores e frutos. Tenho ventos mais frescos, e preparo o planeta para o verão mais quentinho.
(ficam juntas no canto)
PALHAÇO: (MONTADO NUMA ENXADA) Vamos cavalinho! Vamos pra roça! É de lá que vêm os produtos da terra. Quantas coisas gostosas tiramos da terra!
(entram crianças carregando frutas diversas ou plantas medicinais. E cada criança apresenta o que está representando)
Palhaço: Nossa quantas coisas tem a terra! Infelizmente o homem não sabe cuidar do que Deus criou!
MÚSICA: PLANETA TERRA(MARA MARAVILHA) ou QUEM CRÊ EM DEUS (CRISTINA MEL)
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo
ESFARRAPADO:TA, E SE NÃO HOUVER A COLETA, E O POVO JOGAR AS COISAS NO CHÃO OU QUEIMAREM, O QUE ACONTECE?
BRIGUELO:Essa pergunta eu dexo pro 6º ano responder, por que nem ieu sei!
ü  CENA 7: EFEITO ESTUFA
6º ANO
DIÁLOGO: esfarrapado e briguelo

ESFARRAPADO:Planeta, meu amigo, estou aqui pra ver muita gente desta terra que não cuida de você. Todos nós aqui viemos e queremos te salvar. As crianças desta escola nunca vão te abandonar.
 BRIGUELO: vamos cuidar da cidade e você volta a sorrir. Temos força e amizade pra o futuro construir. Vamos juntos celebrar e cuidar da criação de nosso Deus. Convidamos todos os alunos para juntos cantar ... e a festa terminar!

ENCERRAMENTO
TODAS AS TURMAS:
QUEM CRÊ EM DEUS(CRISTINA MEL) TUDO DEUS CRIOU(JECA GOSPER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINGUAGEM VOGAL I

Olá queridos e queridas. 📚Hora de estudar vogal i Faça um levantamento de várias palavras que começam com a vogal i. ⭐ Em seguida, a...